Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nosso site. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceitar

Notícias do mercado imobiliário

Os tesouros de Artacho Jurado em Santos.

Os tesouros de Artacho Jurado

A orla da praia, cartão postal da cidade santista, reserva algumas curiosidades no lado oposto ao do jardim. Duas delas levam a assinatura de um dos mais importantes arquitetos da história do país: Artacho Jurado.

São dele os projetos dos edifícios Verde Mar e Enseada, duas obras primas da arquitetura dos anos 50, que refletiu os sonhos hollywoodianos do pós-guerra em uma mistura de estilos e linguagens: o moderno, o nouveau, o déco e o clássico.

Edifício Verde Mar

Localizado na Avenida Vicente de Carvalho, 6, foi inaugurado em 1957. A obra privilegiou os espaços de convivência, em áreas dotadas de grande requinte, como no amplo e belo terraço (solarium) panorâmico, jardim de inverno, salão de festas, bar, sala de esportes, sala para crianças com playground, além de belo jardim de entrada, que significavam novidades de luxo para a época. Quando inaugurado, houve grande e concorrida festa, com direito à orquestra em traje de gala e garçons com luvas brancas. O prédio foi finalizado com 168 apartamentos.

Edifício Enseada

Localizado na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 180, na Ponta da Praia, possui 228 apartamentos, distribuídos em 15 andares, uma marca impressionante para os anos 1950, quando as obras se iniciaram. Jurado privilegiou as áreas comuns, ou de convivência, uma vez que acreditava na interelação de seus moradores. O Enseada é até hoje o condomínio de maior área comum em Santos. O prédio possui impressionantes 11 elevadores. Na área de lazer para os condôminos, oferece salão de estar com sofás e poltronas de rico acabamento, jardins de entrada e central e jardim de inverno com fonte, visualizado através da parte dos fundos de todos os apartamentos.

Fonte: http://jornalperspectiva.com.br/santos-e-suas-historias/os-tesouros-de-artacho-jurado/

21/03/2022

Últimas notícias