Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nosso site. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceitar

Notícias do mercado imobiliário

Santos é protagonista na defesa do Meio Ambiente

Meio Ambiente

Santos sempre teve papel de protagonismo em questões ambientais, com reconhecimento nacional e internacional. A relação de preservação e respeito com o mar começa cedo e as crianças aprendem na escola, pois é a primeira cidade do mundo a considerar a cultura oceânica como política pública de educação, sendo reconhecida inclusive pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco.
Em 2022 é pelo terceiro ano consecutivo líder do Ranking de Saneamento entre os 100 maiores municípios brasileiros, em estudo promovido e publicado pelo Instituto Trata Brasil, que desde 2009 monitora os dados de saneamento do país.

Santos é ainda um importante santuário ecológico de riquezas naturais, possui uma extensa reserva de Mata Atlântica preservada em seu território, com grande biodiversidade, concentrada quase inteiramente na porção continental do Município.

Por falar em biodiversidade, na Ilha temos o Orquidário Municipal, com 24 mil metros quadrados de puro verde, um grande viveiro ao ar livre de orquídeas e mais de três mil exemplares de 70 espécies e cerca de 450 animais.
Na Zona Noroeste, o Jardim Botânico Municipal Chico Mendes abriga um acervo vivo de mais de 300 espécies da Amazônia e da Mata Atlântica, incluindo árvores frutíferas nativas, palmeiras, madeiras-de-lei e outras ameaçadas de extinção. Tudo isso em 90 mil metros de área verde.
Além disso, possui as faixas verdes das encostas dos morros e, claro, o maior Jardim da Praia do mundo (reconhecido pelo Guinness World Records).

 MUNICÍPIO VERDEAZUL

O Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem como propósito avaliar e apoiar as cidades na eficiência da gestão ambiental, com a descentralização e valorização da agenda ambiental local. 
Em 2019 Santos conquistou o selo do Programa Município VerdeAzul. Foram avaliados 645 municípios paulistas, dos quais apenas 96 (14,9% do total) tiveram pontuação igual ou superior a 80. Santos recebeu 89,22 pontos, a maior nota já obtida, alcançado a 37ª posição.

O objetivo do selo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável de todo o Estado. 

Dentre as ações que contribuíram pela melhora no desempenho de Santos no PMVA:

  • Ações de educação ambiental promovidas nas praias e bairros (Estação Ambiental, Ecopeixe, Evento Náutico Santos Pelo Oceano", mutirões de limpeza nas praias e mangues); 
  • Programa Recicla Santos. Desde 2017, promoveu melhor eficiência na coleta seletiva do Município;
  • Campanhas em prol da biodiversidade, promovidas pelo Aquário, Jardim Botânico Chico Mendes e Orquidário.
  • Estímulo à prática da compostagem nas escolas, residências e organizações da sociedade civil (Programa Composta Santos);
  • Atuação do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), com estímulo na promoção de debates em âmbito local e regional e apresentação de resoluções / deliberações; 
  • Promoção de plantios coletivos em todas as regiões de Santos;
  • Atualização do Plano Municipal de Mudanças Climáticas de Santos (PMMCS);
  • Elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica de Santos (PMMA);
  • Realização do Inventário Arbóreo nos bairros de Santos (em andamento);
  • Apresentação do Programa Municipal de Educação Ambiental de Santos;
  • Promoção de campanhas de adoção de cães e gatos
  • Identificação, preservação e recuperação de nascentes no município.

Fonte: https://www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/conheca-santos


25/05/2022

Últimas notícias