Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nosso site. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceitar

Notícias do mercado imobiliário

Curiosidades: originalmente Avenida da Praia, orla de Santos ganhou quatro nomes

Da divisa com São Vicente até a Avenida Ana Costa (Gonzaga), chama-se Avenida Presidente Wilson; entre a Ana Costa e a Avenida Conselheiro Nébias (Boqueirão), é dominada Avenida Vicente de Carvalho. Na sequência, a Avenida Bartolomeu de Gusmão vai até a altura do Museu de Pesca, onde começa a Avenida Almirante Saldanha da Gama, último trecho da orla da praia, que finda na Avenida Mário Covas Júnior.

Segundo o historiador da Fundação Arquivo e Memória de Santos, José Dionísio de Almeida, a ideia de Saturnino de Brito, engenheiro sanitarista idealizador dos canais, era que toda a extensão da orla se chamasse Avenida da Praia, mas, visando homenagear personalidades importantes, os legisladores propuseram esses quatro nomes, todos escolhidos na segunda metade do século 20, quando a orla começou a ser mais frequentada e urbanizada, após as construções dos canais. Anteriormente, a maioria dos santistas vivia na região central. 

"Essa ocupação mais intensa na orla é recente do ponto de vista histórico. Até os anos 40, ao se falar de Santos, se falava do Centro", explica o historiador, que complementa: "todos os homenageados com os nomes das avenidas tiveram papel importante na história”.

CONHEÇA UM POUCO SOBRE OS HOMENAGEADOS

  • Presidente Wilson, norteamericano, ganhou o Nobel da Paz, em 1919
  • Vicente de Carvalho, o Poeta do Mar, advogado e jornalista santista, que marcou seu nome na história
  • Bartolomeu de Gusmão nasceu em Santos, foi padre, pesquisador, inventor, sendo um dos precursores do balonismo
  • Almirante Saldanha da Gama, militar da Marinha Brasileira, morreu em combate. A inauguração da avenida se deu com a presença em Santos do então presidente da República, Getúlio Vargas

21/03/2022 Fonte: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/curiosidad

Últimas notícias