Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nosso site. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceitar

Notícias do mercado imobiliário

Construtora lança apartamento decorado no metaverso

Inicialmente um complemento do decorado físico, ideia é substituir um dos decorados do próximo lançamento pela nova tecnologia e reduzir custos

Por Marília AlmeidaPublicado em 10/05/2022 14:28 | Última atualização em 10/05/2022 14:36Tempo de Leitura: 4 min de leitura

A incorporadora paulistana Habitram lançou seu primeiro decorado no metaverso, espaço coletivo virtual que replica a realidade por meio de dispositivos digitais, uma junção de realidade virtual, realidade aumentada e a internet.

O objetivo é oferecer um ambiente imersivo e realista para que potenciais compradores do empreendimento Líbrio, localizado no bairro da Vila Mariana, na zona oeste da cidade, tenham a sensação de como é morar no imóvel. Este primeiro decorado virtual serviu, no empreendimento, como um complemento do decorado físico.

Quem visita o estande de vendas pode vivenciar experiências físicas no ambiente virtual ao entrar em uma sala e colocar um óculos de realidade virtual, plugado em duas TVs. Dessa forma, é possível passear pelo decorado, observando detalhes da planta, decoração e experimentando sensações de estar dentro do apartamento, e até de chuva.

As construtoras já exibem apresentações em 3D e em 360º nos estandes. A diferença é que o metaverso é mais realista, diz Tony Shayo, sócio-fundador e CEO da Habitram. "É possível olhar para cima, para baixo, dar passos e até colocar um filme na TV."

A novidade atraiu para o estande 50% mais visitas do que o empreendimento registrava anteriormente, inclusive de clientes que já haviam adquirido apartamentos. Também foram conferir o decorado curiosos, incorporadoras interessadas em lançar uma solução semelhante em seus estandes e fundos de investimento, conta o executivo.

Redução de custos

A ideia é que o decorado no metaverso substitua um dos dois decorados físicos previstos no próximo lançamento da construtora, no segundo semestre do ano, conta Shayo.

Essa estratégia irá render economia de pelo 1% dos gastos previstos para marketing, que correspondem a 4% do valor geral de vendas do empreendimento.

Ou seja, o que antes custava 1,5% do orçamento para marketing passará a custar 0,5%, calcula Shayo. "Passamos agora por um momento muito difícil do mercado, com alta de juros e explosão de custos da obra. Não estamos conseguindo repassar todos esses aumentos para os compradores. Portanto, toda redução de custos é bem-vinda."

A construtora também planeja, neste próximo lançamento, que os potenciais compradores possam passear por todo o empreendimento, e não apenas pelo decorado. "Vamos incluir ambientes como portaria, salão de festas, piscina e academia. Queremos até que a sala de imersão exale cheiros para ampliar a imersão".

O investimento para implantar a tecnologia é basicamente comprar os equipamentos para acessar o ambiente virtual, além do serviço de um desenvolvedor para construir o apartamento no metaverso.

Saiba mais clicando neste link: https://exame.com/mercado-imobiliario/construtora-apartamento-decorado-metaverso/

12/05/2022

Últimas notícias