Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nosso site. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceitar

Notícias do mercado imobiliário

Porto de Santos.

Porto

Santos é porto, em essência e em história

A trajetória de Santos se confunde com a história de seu Porto, um gigante com 13 quilômetros de extensão, com participação na corrente comercial brasileira que atingiu 28,3% em janeiro 2022.

A inauguração oficial se deu em 2 de fevereiro de 1892, quando a Companhia Docas de Santos entregou os primeiros 260 metros de cais no Valongo. O episódio iniciou um salto de desenvolvimento econômico da Cidade. Entretanto, o Porto para atracação teve início no século 16 e se localizava na baía de Santos. A transferência do cais para o canal do estuário, em águas menos vulneráveis a ataques, resultou na formação de um povoado nos anos 1540. Em 1546, este povoado foi elevado à condição de Vila do Porto de Santos.

Três séculos depois, a economia do Estado de São Paulo ganhou uma injeção de ânimo com a São Paulo Railway, que passou a operar em 1867, época de expansão na produção do café, ligando Baixada Santista à capital e ao interior. Os investimentos no Porto para escoar carga foram inevitáveis.

Após anos de obras, o Porto foi inaugurado em 1892 e, a partir de então, experimentou grande crescimento, exportando todo tipo de insumo: açúcar, café, laranja, algodão, adubo, carvão, sucos cítricos, soja, veículos, granéis e líquidos. Desde aquela época, segundo a Autoridade Portuária (que administra o complexo desde 1980), o Porto já movimentou mais de 1 bilhão de tonelada de cargas.

Fonte: https://www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/conheca-santos

25/05/2022 Fonte: https://www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/conheca-sa

Últimas notícias